Colégio de Lamego

Colégio de Lamego
A quem acredita que os VALORES HUMANO-CRISTÃOS, CULTURAIS e PEDAGÓGICOS são fundamentais numa Educação de Qualidade.
Tema do Projecto Educativo do Colégio de Lamego para o Ano Lectivo:
"OS MONUMENTOS HISTÓRICOS DA NOSSA REGIÃO"

Neste blog...
actividades, informação, novidades e aspectos em geral interessantes.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Uma flor


Que flor linda e perfumada
Está ali no jardim
Apetecia-me corta-la
E tê-la só para mim.

Foi ideia má
Que tive de repente
É melhor que fique lá

Para a ver toda a gente.

Francisca Rilhado
Colégio de Lamego

Dia Nacional do Doente com AVC

O acidente vascular cerebral é a primeira causa de morte e um dos maiores motivos de incapacidade em Portugal. Chega sem aviso e em qualquer idade. Um terço das pessoas que sofrem um AVC morre, um terço fica muito incapacitado e apenas um terço fica com menos sequelas. Segundo os especialistas, é fundamental sensibilizar as pessoas para a prevenção, ou seja optar por uma alimentação saudável, não fumar, praticar exercício e controlar os níveis de tensão arterial. Em Portugal ocorrem seis AVC por hora.

terça-feira, 30 de março de 2010

Aniversário...

Muitos parabéns à Francisca Maria Rilhado do 2º ano e também à Bárbara Moura do 4º ano do nosso Colégio.

Muitos beijinhos das professoras e uma Santa e Feliz Páscoa!

domingo, 28 de março de 2010

Colégio de Lamego na RTP

A Liga Portuguesa Contra o Cancro efectuou um rastreio gratuito oferecido pelo Núcleo Regional do Norte para detenção precoce do HIV, HPV e Clamydia, garantindo a convocação e tratamento gratuito das situações detectadas pelo IPO Porto, estando também assumido a confidencialidade dos dados de cada uma das jovens.
O Colégio teve o privilégio de receber a estação televisiva RTP, na qual agradecemos, assim como à equipa médica pela explicação deste rastreio a que as alunas participaram com muita
atenção.

sábado, 27 de março de 2010

Entrega das avaliações

Informamos os Excelentíssimos Encarregados de Educação que a entrega das avaliações está marcada para o próximo dia 30 de Março no período horário compreendido entre as 9h e as 12h e 30m. Aproveitamos para desejar a todos uma Santa e Feliz Páscoa.

Dia Mundial do Teatro

O Dia Mundial do Teatro, criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI / UNESCO), celebra-se todos os anos nesta data. A primeira mensagem foi escrita por Jean Cocteau (França), em 1962.

"Teatro não pode ser apenas um evento - é forma de vida! Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e a modulação das vozes, o confronto de ideias e paixões, tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro."

Augusto Boal

quarta-feira, 24 de março de 2010

Árvore na quinta do Colégio

O Dia da Árvore foi no passado Domingo tal como assinalámos no nosso blog, contudo os alunos do 1º Ciclo apesar de terem realizado durante a semana vários trabalhos alusivos a este dia, não quiseram deixar de plantar uma árvore.
Por isso aceitámos o convite efectuado pelo Município de Lamego e mais uma vez, para grande alegria das nossas crianças, fomos à magnífica quinta do nosso Colégio para plantar uma árvore e apreciar as existentes, tentando compreender o quanto elas são importantes para a vida no planeta.

Por parte do Município, foi entregue às crianças árvores em papel reciclado, um livro, folhetos para recortar e rebuçados.
O nosso Director D. Avelino Martins acompanhou-nos e participou nesta actividade.
Aqui ficam desde já os nossos agradecimentos ao Município de Lamego, nomeadamente aos Vereadores Sr. Coutinho e Dra. Marina Valle e ainda ao Eng. Luís Pinto.

Dia Mundial da Tuberculose

A celebração do Dia Mundial da Tuberculose (TB), a 24 de Março, visa sensibilizar a população e aumentar a consciência sobre a epidemia mundial que é a tuberculose, bem como os esforços para eliminar a doença.
“Em movimento contra a tuberculose. Inovar para acelerar acções” é o mote para as comemorações em 2010.

O que é a tuberculose? A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa, que se transmite de pessoa para pessoa e que atinge sobretudo os pulmões. Pode também atingir outros órgãos e outras partes do nosso corpo, como os gânglios, os rins, os ossos, os intestinos e as meninges.

In Portal da Saúde

Organização Mundial da Saúde

terça-feira, 23 de março de 2010

Um dia de escola

De manhã quando acordo
O pequeno-almoço vou tomar
Arranjo-me rapidamente
Para a escola não me atrasar.
Quando chego à escola
Depressa começo a trabalhar
Quando chega o intervalo
Contente vou brincar.
Quando chega ao fim do dia,
Cansada e feliz estou
Brinquei e aprendi tantas coisas
Que alegria de ser quem sou.


Joana Santos
Colégio de Lamego

Dia Mundial da Meteorologia

Nesta data, a Organização Meteorológica Mundial, celebra o seu dia, comemorando a entrada em vigor, nessa data, em 1950, da Convenção que criou a Organização. Posteriormente, em 1951, a OMM foi designada agência especializada do Sistema das Nações Unidas.
Este ano, o tema é "60 anos de serviço para sua segurança e bem-estar".

segunda-feira, 22 de março de 2010

A Natureza

Olho à minha volta…
E que vejo eu?
Vejo montes.
Vejo vales,
Rios que correm
E o azul do céu.
Vejo os pássaros a voar,
Os peixes a nadar,
As flores a crescer,
As árvores a florir
E crianças a correr.
É Primavera?
É Outono?
É Inverno ou Verão?
Não importa.
A Natureza é linda

Em qualquer estação!
Por isso,
Vamos preservar
Tudo o que ela tem
E guardá-la no peito
Como a uma mãe!

Bárbara Moura
Colégio de Lamego

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993.
Neste ano de 2010, a ONU dedica este dia ao tema da qualidade da água, reflectindo a sua importância juntamente com a quantidade dos recursos na gestão da água.

domingo, 21 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia comemora-se hoje, por iniciativa da UNESCO, que proclamou 21 de Março como o dia para defender a diversidade linguística.

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

Dia Mundial da Floresta e da Árvore

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se, 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial

Hoje, 21 de Março, celebra-se o Dia Internacional para a eliminação da discriminação racial, proclamado pelas Nações Unidas em 1966 no seguimento do massacre de Sharpviille, na África do Sul. Este Dia recorda-nos que todos temos a responsabilidade de prevenir e combater o racismo e a discriminação, colocando ao serviço dos discriminados e dos excluídos todos os instrumentos normativos que a comunidade internacional criou para esse efeito. A Carta das Nações Unidas estabelece que todos devem poder usufruir dos direitos do homem e das liberdades fundamentais sem distinção de cor, sexo, língua ou religião. O Dia internacional para a eliminação da discriminação racial proporciona a ocasião de reafirmar estes direitos e liberdades, para que todos os cidadãos possam viver numa situação de dignidade, igualdade e paz.

sábado, 20 de março de 2010

Primavera

A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal". Inicia-se hoje, 20 de Março pelas 17h e 32m e termina a 21 de Junho.
Fonte Wikipédia


A Primavera é linda
Com pássaros a voar
As folhas coloridas
As crianças a brincar

As andorinhas regressam
Sobre o céu a brilhar
Também as borboletas
Aparecem a voar.

Quando chega a Primavera
Chega alegria, sol e cores
Tudo fica mais bonito
Com o brilho das flores.

Francisca Oliveira


Colégio de Lamego

sexta-feira, 19 de março de 2010

Comunhão Pascal no Colégio de Lamego

Hoje foi um dia muito importante no nosso Colégio. Mantendo a tradição de um Colégio católico que reconhecidamente somos e respeitando os Valores humano-cristãos, linha de rumo da qual o Colégio de Lamego não abdica, celebrou-se a Comunhão Pascal.

Pelas 11 horas e com a presença da comunidade educativa na capela do Colégio, celebrou-se uma linda Eucaristia também ela dedicada a S. José e presidida pelo excelentíssimo Director do Colégio Dom Avelino Martins – osb. Os cânticos foram da responsabilidade do Orfeão do Colégio que diga-se, merece os parabéns pelo modo como “coloriu” esta celebração. As crianças do 1º Ciclo tiveram oportunidade de ler um poema e no final dirigiram-se aos seus Pais, entregando as prendas que elaboraram ao longo da semana.

Dia do Pai

Ao longo da semana as crianças do 1º Ciclo empenharam-se na realização de diversos trabalhos tendo em vista o Dia do Pai que hoje se comemora.
Os alunos do 1º ano, escreveram um pequeno texto numa carta para o seu querido Pai; o 2º e 3º ano, elaboraram um pequeno coração e escreveram uma pequena quadra; os alunos do 4º ano, fizeram uma camisa em cartolina contendo no interior um lindo poema. Na disciplina de Inglês, os alunos do 1º e 2º ano, escreveram um pequeno cartão para o Pai, ao passo que, o 3º e 4º ano fizeram um cartão revestido a prata, com uma foto da criança e algumas frases em Inglês, um trabalho muito interessante.
Como se não bastasse e atendendo que o Dia do Pai é efectivamente um dia especial, as crianças do 1º Ciclo quiseram fazer algo diferente e especial para os seus Pais. Deste modo e atempadamente, as professoras fizeram um convite à Escola de Hotelaria de Lamego de modo a que pudessem dar uma ajuda e assim foi, durante a tarde de ontem os alunos estiveram na cozinha do Colégio, onde juntamente com a Chefe de pastelaria Patrícia Duarte (antiga aluna do Colégio) e duas alunas do 2º ano da EHTL, Silvia e Nicole, fizeram umas deliciosas bolachinhas de chocolate branco, as quais colocaram posteriormente numas caixinhas feitas na sala de aula.



A alegria das crianças foi total. Esperamos que os seus Pais tenham gostado!

Dia de São José

O culto a São José começou provavelmente no Egipto. Em 1870, o papa Pio IX proclamou-o "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser comemorado no dia 19 de Março. José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto. Outro momento da vida de Cristo em que José aparece na condição de Seu guardião foi na celebração da Páscoa, em Jerusalém, quando Jesus tinha 12 anos. Ele é o protector do trabalho, da lavoura e de todos que procuram justiça.

Oração a S. José, no «Dia do Pai»

A vós, São José, recorremos na nossa tribulação, cheios de confiança solicitamos a vossa protecção no dia de hoje para todos os pais de família.
Vós fostes o pai adoptivo de Jesus, soubestes amá-l’O, respeitá-l’O e educá-l’O com amor e dedicação, como vosso próprio filho.
Olhai todos os pais do mundo e especialmente os da nossa comunidade, para que, com amor e dedicação, eduquem os seus filhos na fé cristã e para a vida.
Protegei todos os pais doentes que sofrem por não poderem dar saúde, educação e casa decente para seus filhos.
Protegei todos os pais que trabalham arduamente no dia-a-dia para não faltar nada aos seus filhos.
Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma à sua família.
Iluminai todos os pais que não querem assumir sua paternidade.
Iluminai todos os pais que desprezam seus filhos e esposas.
Enfim, olhai por todos os pais, para que assumam e vivam com alegria sua vocação paterna.
Ámen.

Dia Mundial do Sono - 19/Março

O DIA MUNDIAL DO SONO é um acontecimento internacional anual com o propósito de ser uma celebração do sono e um alerta para acção em assuntos importantes relacionados ao sono incliuindo medicina, educação, aspectos sociais e trânsito.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ser livres...

“A jornada foi longa e muitos dos que tinham rompido marcha comigo ficaram no percurso, alma em pena e clamorosa. Alguns, vítimas pela liberdade.(...) Adiante e consideremos que para chegar a bom termo da viagem é preciso ser livres”!
Aquilino Ribeiro
(Quando os lobos uivam)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor assinala-se hoje... A 15 de Março de 1962, o presidente norte-americano John Kennedy, num discurso junto do congresso resumiu pela primeira vez na história política moderna os 4 direitos fundamentais dos consumidores: “ … todos, sem excepção, somos consumidores e temos direito à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido”.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Ritual do pão quente no Colégio

A Semana Santa é um dos momentos altos da vida religiosa da cidade de Lamego. Durante as três semanas que antecedem o Domingo de Páscoa, as igrejas adquirem uma solenidade especial e as populações estão em tempo de reflexão e de oração.
Uma das tradições desta época é o ritual do pão quente o qual é oferecido à população no Largo da Sé no final da Procissão de Nosso Senhor dos Passos.
Querendo de certo modo relembrar este ritual e tradição, na tarde de ontem as professoras do 1º Ciclo, proporcionaram aos seu alunos o pão quente com manteiga, a canela e o açúcar.

As crianças ficaram maravilhadas.
Queremos agradecer à D. Teresa da padaria Rina, mãe de uma aluna do 4º ano, que nos fez chegar o pão quente.

terça-feira, 9 de março de 2010

Volei Minis A - Torneio de Março

No passado Domingo, realizou-se mais um torneio de Volei Minis A, organizado pela Associação de Voleibol do Porto. Desta feita, a equipa do Colégio de Lamego regressou ao Pavilhão do Castêlo da Maia, onde com os seus jogadores mais experientes teve uma boa participação, alcançando e até superando os objectivos delineados. Continua a ver-se uma evolução muito positiva nos atletas, que como é sabido, jogam por vezes com adversários de maior porte atlético e mais idade.
Mais uma vez parabéns aos atletas e responsáveis.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Para todas as Mulheres...

Paixão do Próprio Deus
Em Maria Nossa Senhora
Aceita estes Versos meus
Para te cantar nesta hora

A Formosura Encarnada
Febre de tanta Paixão
Mulher é Bruxa e Fada
Que nos tira o sono e razão

Mulher é Mãe de Ternura
Elo na Vida o Principal
Nela está toda a Candura

De um colo tão maternal
Que até esta vida tão dura
Não parece ter qualquer mal!

FELIZ DIA DA MULHER!

Aniversário...

Muitos parabéns à Ana Leopoldina Ferreira Guedes do 2º ano do nosso Colégio.

Muitos beijinhos das professoras!

sexta-feira, 5 de março de 2010

As horas... 2º ano

Uma das coisas que as crianças mais gostam é quando começam a aprender as horas. Deste modo, no âmbito da disciplina de matemática, foi proposto pelas alunas do 2º ano, construir um relógio (a carinha relógio), para que de uma maneira mais lúdica, se aprendesse as horas.



Assim foi, construimos um relógio com ponteiros móveis, permitindo aprender de uma forma divertida as horas, tal como se pode visualizar nas fotos.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Festival Internacional de Chocolate - Óbidos

Atendendo a que na altura do Natal, algumas crianças do Colégio visitaram a Vila Natal de Óbidos e ficaram maravilhadas, desta feita aproveitamos para sugerir o Festival Internacional de Chocolate.
Para quem tenha possibilidade de lá ir, certamente ficará deliciado... A festa do chocolate começa hoje e dura até ao dia 14 de Março. Sem dúvida que é uma boa alternativa para saída da rotina.."Chocolate. Uma palavra mágica que em Óbidos assume um significado muito especial."
Clique na imagem para aceder ao site e obter mais informação.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Volei minis A - encontro dos atletas do Colégio

Decorreu neste domingo no Pavilhão do nosso Colégio, o encontro de voleibol dos atletas inscritos nesta actividade extra-curricular e que contou com a presença nas bancadas dos seus familiares.
Foi uma alegria imensa para as crianças, sendo que para alguns foi a primeira vez que puderam jogar.


No final, foi entregue a cada atleta um diploma de participação, pelas mãos do Director do Colégio D. Avelino Martins, seguido de um lanche convívio no refeitório do 1º Ciclo, sendo de saudar os organizadores deste encontro, nomeadamente o Sr. José Parente e a Prof. Teresa Fiúza.